Home
Canoas, 17 de Dezembro de 2017

 
 
 
   
 
  Dicas para entrevista  
 

Para conquistar uma vaga de estágio é muito importante causar uma boa impressão para o entrevistador. Especialistas afirmam que esse primeiro contato pode ser definitivo e mais determinante que o próprio currículo, na hora da contratação. Mas as entrevistas intimidam muitos jovens, inexperientes na arte de conquistar uma vaga. O estudante precisa estar seguro e mostrar-se confiante durante um processo de seleção. Portanto, siga as dicas para entrevista listadas abaixo e agarre de vez a oportunidade oferecida.

Você foi chamado para uma entrevista. Este momento poderá ser decisivo, e aumentará as suas chances de ser o escolhido para ocupar a vaga de estágio oferecida. Será fundamental que o seu entrevistador fique certo de que você é um Candidato qualificado e indicado para esta oportunidade.

 
 

1) Pesquise sobre a empresa e o setor de atuação antes da entrevista

Se você não fez isso no momento em que enviou seu currículo para a empresa, faça-o agora! tente descobrir com quais matérias você vai lidar e atualize-se. Quem for mais preparado já começa na frente dos outros.

2) Seja pontual

Nenhum entrevistador tolera atrasos. Chegue 10 a 15 minutos antes do horário combinado. Use este tempo para conhecer o ambiente, as pessoas que lá trabalham.

3) Vista roupas adequadas

Muito cuidado com a informalidade. Separe a roupa do dia seguinte com antecedência. Nada de excessos e extravagâncias. Vista-se com roupas adequadas e formais de acordo com a empresa. Evite chinelo, regata, roupa decotada, barriga "de fora", saia muito curta ou short.

4) Seja educado

Esta dica vale desde o momento em que você chegar a empresa ao momento em que sair. Cumprimente as pessoas do local com educação e demonstrando simpatia. Respeite outros candidatos que porventura estejam no ambiente aguardando também pela entrevista. Despeça-se do entrevistador com um sorriso, demonstrando segurança e tranqüilidade.

5) Antes de responder, entenda a pergunta

Durante a entrevista, seja natural e espontâneo. Mostre-se um bom ouvinte. "Caso você não tenha entendido a pergunta, solicite ao entrevistador, por gentileza, que repita-a.

6) Não minta

Recrutadores são treinados para identificar quaisquer tipos de mentiras e incongruências. Lembre-se que seu corpo fala mais do que você pensa. Os entrevistadores ao perceberem algum sinal de mentira certamente farão com que você caia em contradição e revele-se alguém pouco confiável.

7) Comunique-se bem - evite gírias e expressões rebuscadas

Tente compor suas frases com clareza respondendo com objetividade ao que o entrevistador perguntar.

8) Nunca fale mal de suas experiências anteriores

Em hipótese alguma fale mal de alguma outra experiência profissional que você já tenha, estágio anterior ou do seu ex-chefe.

9) Faça perguntas caso seja dado espaço pelo entrevistador

Participe da entrevista não apenas como alguém passivo que apenas responde perguntas, se possível, faça perguntas (inteligentes) ao entrevistador. Isso demonstra interesse na vaga.

 
   
 

Portal Fulbra Estágios - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Oz Digital - www.oz.com.br