Home
Canoas, 17 de Dezembro de 2017

 
 
 
   
 
  O que é Estágio  
 

É o primeiro passo para a integração do estudante com o mundo do trabalho, pois nele, o estudante terá, além da oportunidade do aperfeiçoamento técnico, a chance de identificar a área em que pretende atuar, aumentando a possibilidade de realização profissional. E ao mesmo tempo em que adquire conhecimento na escola, vê, raciocina, trabalha, enfim, convive com o objetivo de seu estudo.

 
 

O que é estágio obrigatório

Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
Caso o estudante não conheça o projeto de estágio do seu curso, deve procurar o Coordenador da área ou do curso para que se informe sobre os requisitos básicos para sua realização.

O que é estágio não obrigatório

Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, desenvolvida pelo estudante de qualquer curso que queira complementar sua formação profissional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. Todos podem realizar estágios não-obrigatórios, desde que o plano de atividades esteja previsto no projeto pedagógico do curso. Não cria vínculo empregatício e deve ser acompanhado pela Instituição de Ensino Superior.

Onde o estudante pode realizar seus estágios

A partir da aprovação da Lei no. 11.788/2008, de 25 de setembro de 2008, os estudantes poderão realizar os estágios em quaisquer entidades que atendam aos seguintes quesitos:

  • Pessoas jurídicas de direito privado;
    Profissionais liberais de nível superior registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional;

Qual a jornada de trabalho do estagiário

A jornada de atividade em estágio não deve ultrapassar 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior.
O estágio relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, poderá ter jornada de até 40 (quarenta) horas semanais, desde que isso esteja previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino.
Nos períodos de avaliação, a carga horária do estágio será reduzida à metade, segundo estipulado no termo de compromisso, para garantir o bom desempenho do estudante.
A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quanto se tratar de estagiário portador de deficiência.
Ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, será concedido período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

   
 

Portal Fulbra Estágios - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Oz Digital - www.oz.com.br